Como Escolher a Camiseta ideal para o seu Projeto.
Postado por      25/04/2021 09:20:37    Comentários 0
Como Escolher a Camiseta ideal para o seu Projeto.

Sempre temos muitas dúvidas diante de tantas opções disponíveis no mercado nos dias de hoje.
O objetivo deste artigo é esclarecer e apontar a melhor opção na hora da escolha da sua camiseta tanto lisa como personalizada para que você fique realmente satisfeito com o produto escolhido. Com a diversificação da matéria-prima e a crescente qualidade dos fabricantes de fios e fibras têxteis, está disponível no mercado diversas opções que atendem à todos os segmentos e atividades oferecendo conforto, qualidade, elasticidade leveza e durabilidade.
Apresentaremos a seguir as principais e mais populares opções que atendem a maioria dos segmentos e atividades.


1ª)  Produto em Malha PV (Famosa Malha Fria)

O nome Malha PV significa abreviação de Poliéster e Viscose. Tem sua porcentagem entre 60% à 70% Poliéster e 30% a 40% de Viscose, resumindo, composição 100% sintética o que se traduz em maior durabilidade e resistência à lavagens. Toda malha é produzida com fios têxteis que podem ser medidas com sua espessura em média 30.1, quanto maior o número, menor a espessura impactando no acabamento do tecido e a gramatura em torno de 165g.
Por ser composição sintética, as cores ficam mais vibrantes, principalmente nas cores escuras por possuir melhor absorção dos pigmentos reativos.
Sua maior característica é a leveza e a propriedade de não amassar, quando lavado e exposto à secagem aberta, não tem a necessidade de passar com o ferro, proporcionando ótima praticidade para o uso dia-a-dia.
Também possui baixíssimo encolhimento, em torno de 3% à 8% no geral, em média todos os tecidos sofrem encolhimento por ser confeccionados com traçados dos fios, a malha PV sofre menos por ser na maioria fiação 30.1. Aceitam estampas em Serigrafia (Tintas), Transfers ou Bordados.
Alguns fabricantes optam pelo tratamento anti-pilling, que não faz as famosas (bolinhas).


Indicação: Uniformes e Escolas.
Preço: Sofre variação com cotação do Dollar, pois no Brasil todos os insumos são importados.
Custo x Benefício: Maior durabilidade, baixo encolhimento, leveza e cores mais vibrantes. Produto com sensação de ser mais quente.


2ª)  Produto em Malha 100% Algodão

Com certeza a mais confortável de todas, sua composição é orgânica com fibras 100% algodão natural.
Produzida com fios de espessura 30.1 com acabamento penteado, tem um toque super macio tornando-se uma camiseta leve. O algodão está presente em diversos produtos como absorventes, fraldas, lenços por sua incrível propriedade de absorção de líquido, por isso, quando você transpira, a camiseta de algodão te enxuga deixando seu corpo sempre seco. Possui propriedade anti-alérgica, principalmente para reações à sintéticos e alergias diversas.
Possui um encolhimento maior, em torno de 5 à 10%, por ser fibras naturais, mais se adapta melhor ao corpo, tomando a forma do seu corpo com o passar do tempo. Aceitas diversos tipos de estampa, como Serigrafia (tintas), Transfers, Foil, Emborrachados, Bordados.


Indicação: Para uso em locais mais quentes, pessoas que transpiram muito, uso casual, crianças.
Preço: Acompanha tendência do Dollar, pois os fios são nacionais, mas a pigmentação é importada.
Custo x Benefício: Maior conforto, absorção da transpiração, maciez e melhor caimento ao corpo. Maior encolhimento e desbota suas cores um pouco mais rápido.


3ª)  Produto em Malha Dry-Fit

A mais leve de todas as malhas, sua composição é sintética 100% poliéster, mas possui tratamento em sua trama para expelir a transpiração para fora da camiseta, imitando o conforto da malha 100% algodão. Algumas malhas possui proteção contra raios UV. Por ser sintética, possui cores extremamente vivas, principalmente nas cores fluorescentes. Não amassa, tem baixíssimo encolhimento, extremamente leve e possui alta elasticidade. Aceita estampas em Serigrafia (tintas), tranfers, bordados e a principal que é a Sublimação que pigmentas as fibras de poliéster.


Indicação: Para a prática de esportes, academias, eventos esportivos, uso casual dia-a-dia.
Preço: Acompanha tendência do Dollar, seus insumos são todos importados, tanto fio como pigmentação.
Custo x Benefício: Maior conforto, Expele a transpiração não ficando no corpo, suavidade e elasticidade proporcionado melhor adaptação ao corpoe baixíssimo encolhimento.


4ª)  Produto em Malha Piquet

A mais utilizada para camisas modelo polo, composição normalmente em PA, 50% Poliéster e 50% Algodão, mas existe no mercado também 100% algodão.
Possui o conforto do algodão, mas também a segurança do poliéster, ideal para uniformes com bordados ou uso casual. Normalmente com fiação 28.1 com trama no formato Piquet (mais fechada), aparentando tecido mais grosso, mas não se engane, lembre-se que tem algodão na composição, apesar da aparente espessura, o algodão proporciona a absorção da transpiração. Tem baixíssimo encolhimento em torno de 5% e proporciona cores muito vibrantes por possuir poliéster na composição.


Indicação: Para camisas modelo polo para uniformização e uso casual.
Preço: Acompanha tendência do Dollar, seus insumos são todos importados, tanto fio misto e pigmentação.
Custo x Benefício: Maior conforto, absorve a transpiração, segurança e baixo encolhimento, melhor caimento proporcionado melhor adaptação ao corpo.


Existem mais tipos de tecidos, lembrando que estes são os mais populares e mais comercializados no Brasil.

Na BIG STAMP Camisetas (www.bigstamp.com,br) você encontra toda linha de produtos que atendem as mais diversas finalidades e segmentos, com preço bem atraente e experiência de mais de 15 anos no ramo têxtil, vale a pena conferir.

Espero ter ajudado com as dívidas sobre os tecidos, estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Abraços e até a próxima!!!

Deixe uma resposta